Foie gras – patê de fígado de ganso - é uma iguaria francesa bastante apreciada pelos ricos de todo o mundo. um prato caro e Sádico.
Ingredientes: a partir dos 4 meses de vida o ganso vai para uma gaiola apertada onde ele será torturado por algumas semanas. O motivo do confinamento é evitar que a ave se movimente, no que certamente seria um desperdício para o criador, pois sua intenção não é que o pássaro utilize o alimento que lhe está sendo dado para gastar energia com
coisas tão fúteis como poder ao menos esticar suas asas ou dar um passo, mas sim que este alimento seja armazenado no organismo do animal na forma de gordura.
A ave é segura entre as pernas do manipulador (O CANALHA) com seu pescoço estendido, permitindo a inserção de um grosso tubo de metal que chega a medir quarenta centímetros de comprimento. Com a cabeça presa por uma peça de metal, um motor força o alimento (cerca de um quilo) garganta abaixo, levando-o ao pequeno estômago da ave - equivalente a 4 kg de macarrão para um ser humano comer de vez. Alguns criadores utilizam elásticos que são colocados em torno do pescoço para prevenir que a ave vomite o alimento.
Esta tortura se repete três vezes ao dia durante um período de três a quatro semanas. É claro que o animal não considera esta forma de ser “alimentado” muito agradável. Durante o processo, as aves tentam escapar de forma frenética e não olham outra ave sendo alimentada, o que pouco lembra um ambiente natural, onde qualquer ave corre em direção a um alimento que lhes é oferecido ou atirado. Isso resulta variados problemas de saúde ao ganso, como disfunções cardíacas, intestinais e rompimento das membranas celulares hepáticas. Muitos tornam-se incapazes de andar ou até mesmo ficar em pé. A introdução do tubo pode machucar o esôfago e causar deformidades nos bicos.
BOICOTEM OS RESTAURANTES QUE SERVEM ESSA "IGUARIA" EM SEU MENU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário